7 da tarde e ainda não lavei os dentes

Um livro, um telemóvel e o fim das barreiras de comunicação

É sempre incrível para mim assistir a momentos em que a tecnologia consegue fazer aquilo que sempre nos pareceu impossível ou, pelo menos, longínquo. Por exemplo, quebrar barreiras de comunicação e integrar aqueles que estão – ou estavam – condenados a ficar “de parte” ou “na sua esfera”.

Falo da aplicação StorySign, criada no ano passado pela Huawei, em parceria com a União Europeia de Surdos, a Associação Britânica de Surdos, a Penguin Books e a Aardman Animations, entre outras entidades.

O que a Huawei fez foi juntar inteligência artificial e realidade aumentada para criar a primeira plataforma de alfabetização de sempre para crianças surdas – e são mais de 32 milhões em todo o mundo!

E veio possibilitar algo que é tão simples, mas que não fazia parte da rotina da grande maioria destas crianças: acompanharem uma história, que pode ser contada pela própria mãe ou pai mesmo que estes não saibam língua gestual, num livro igual ao de tantas outras crianças. E que, como a tantas outras crianças, lhes abre a janela para um mundo incrível chamado imaginação.

 

O que acontece é que, para cada frase do texto, há um vídeo com a Star – a avatar contadora de histórias – a falar em língua gestual portuguesa. As palavras que ela vai dizendo aparecem sublinhadas ao lado.

Assim, as crianças que não são surdas também conseguem aprender algumas palavras em língua gestual, tornando-as mais inclusivas e até mais atentas à realidade das outras.

Ontem li-lhes a história “Onde Está o Bolinha?”, que elas conhecem desde sempre. Mas, desta vez, a experiência foi diferente. Elas adoraram, fixaram algumas palavras, perceberam que existem diferenças na construção da frase e acharam a Star muito querida e expressiva.

A aplicação é gratuita e podem obtê-la, por exemplo, na Huawei App Gallery. Para já há cinco livros infantis disponíveis na prateleira, mas a promessa é de ir aumentando esta biblioteca inclusiva.

 

Texto escrito em parceria com a Huawei

@HuaweiMobilePT #Huawei #StorySign #AD

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *