7 da tarde e ainda não lavei os dentes

A minha incrível história banal

    

Chega hoje, dia 4 de maio, às livrarias o meu terceiro livro, “Catarina, uma incrível história banal”.

Quando, há quase dois anos, decidi escrever a minha história não foi por a considerar incrível. Foi por acreditar que ao partilhar alguns episódios da minha vida poderia estar a ajudar outras mulheres que, como eu, têm lutas a ser travadas –  e precisam de saber que não estão sozinhas. Que há “coisas” que não nos acontecem só a nós. Coisas mais ou menos banais.

Quando comecei este processo de escrita, percebi que havia alguns temas que tinham mesmo de entrar – aqueles que neste blogue suscitavam mais comentários, mais partilhas: as questões com a imagem que vemos reflectida no espelho, a maternidade, o pós-parto. Aqueles com os quais as pessoas mais se identificavam. Então, escolhi uma meia dúzia para entrar, dei-lhes uma volta, actualizei-os. Faziam sentido para mim, mas não deixavam de ser apenas peças soltas de um puzzle maior que eu precisava de montar.

Decidi, então, começar justamente por onde tudo começou: a minha infância. Depois a adolescência, a idade adulta, as filhas e o “eu”, enquanto ser individual que existe para lá das minhas funções. E assim, um livro que começou a ser escrito com o objectivo de fazer sentido aos outros, rapidamente se revelou numa viagem ao centro de mim mesma. Uma descoberta que foi curiosa, dolorosa, terapêutica, divertida, fácil e difícil – tudo ao mesmo tempo.

Percebi que a minha história banal é, de facto, incrível. E sabem porquê? Porque é a minha. E é verdadeira, genuína, singular – tal como a vossa também é.

 

“Catarina, uma incrível história banal” / 15,90 € / Oficina do Livro

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *